Entenda o que é insuficiência venosa crônica, diagnóstico do presidente Donald Trump
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Mão de Trump em foto tirada no dia 15 de julho
REUTERS
A insuficiência venosa crônica se caracteriza por uma lesão nas veias da perna que não permite que o sangue flua normalmente. Nesta quinta-feira (17), a Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com o quadro.
Quando há algum tipo de dano nas veias inferiores, o fluxo sanguíneo não funciona como deveria, o que dificulta o retorno do sangue das pernas ao coração. (entenda mais sobre a doença abaixo)
👉De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), entre os principais sintomas do problema estão:
Formigamento
Dor
Queimação
Câimbras musculares
Inchaço
Sensação de peso ou de latejamento
Pernas inquietas
Cansaço das pernas e fadiga
Varizes
A porta-voz do governo americano afirmou que Trump foi avaliado por seu médico devido a um inchaço nas pernas e hematomas nas mãos, e passou por exames e um ultrassom nas pernas.
Segundo ela, a insuficiência venosa crônica é "uma condição comum, particularmente em indivíduos com mais de 70 anos".
A idade avançada está entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, segundo os especialistas. A condição geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos. Estima-se que um em cada 20 adultos tenha a doença.
O que causa a insufiência venosa crônica?
O quadro de insuficiência venosa crônica é causado por qualquer tipo de dano às veias inferiores.
As causas da doença se dividem em três tipos principais, segundo a Cleveland Clinic:
Congênitas - malformação congênita nas veias das pernas, isto é, pessoas que já nascem com um problema nas válvulas das veias inferiores.
Primárias - quaisquer alterações que impeçam que as veias funcionem como deveriam. Por exemplo, um alargamento da veia, que faz com que a válvula não se feche completamente.
Secundárias - outros problemas médicos que têm como consequência o dano às veias das pernas. O principal culpado costuma ser a trombose venosa profunda, quando um coágulo sanguíneo danifica a válvula.
Donald Trump com os tornozelos inchados na final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa
REUTERS/Jeenah Moon