Toyota Yaris Cross é confirmado para o Brasil e chega em novembro; veja o que se sabe sobre o novo SUV
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Toyota Yaris Cross chegará ao mercado nos próximos meses
Divulgação | Toyota
O Toyota Yaris Cross está pronto para estrear no Brasil. O SUV subcompacto da marca japonesa chegará será oficialmente lançado em outubro e chegará às lojas em novembro, segundo a Toyota. O carro terá produção nacional na fábrica de Sorocaba, no interior paulista. As informações foram confirmadas pela fabricante nesta quinta-feira (17).
Além desta novidade, a fabricante anunciou para setembro a chegada da de uma configuração mais barata do Corolla sedan, a GLi híbrida (que falaremos adiante).
A nova onda de utilitários esportivos subcompactos tem movimentado o mercado, com lançamentos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e o prometido Honda WR-V, previsto para setembro. Agora, é a vez do Toyota Yaris Cross.
O nome Yaris já é familiar ao consumidor brasileiro desde 2018, com as versões hatch e sedã posicionadas entre os hatches compactos premium, como Honda Fit, e as configurações mais caras de Chevrolet Onix e Hyundai HB20. No entanto, o sedã já saiu de linha, e o hatch deve seguir o mesmo destino, sendo destinado apenas para exportação para os países vizinhos. O objetivo é dar lugar à produção do novo SUV na unidade fabril.
De acordo com Evandro Maggio, ainda são produzidos cerca de 37 mil unidades do Yaris hatch para mercados como Argentina e Uruguai. E por mais que já tenham sido descontinuados, ambas as versões ainda estão disponíveis no site de vendas da companhia, com preços a partir de R$ 111.090 (hatch) e R$ 113.290 (sedã). E, na onda da hibridização flex, a Toyota promete entregar um dos SUVs mais econômicos do segmento.
Yaris Cross será comercializado em versões híbrida plena e apenas a combustão
Divulgação | Toyota
Embora ainda não tenha revelado detalhes sobre versões e configurações técnicas, é provável — com base no modelo vendido no exterior — que o Yaris Cross utilize um motor 1.5 flex aspirado de ciclo Atkinson (diferente do ciclo Otto convencional), com 91 cv de potência e 12 kgfm de torque, combinado a um motor elétrico de 80 cv e 14 kgfm. Assim, ele será o primeiro SUV de entrada com propulsão híbrida flex plena.
A potência combinada, que nunca é uma simples soma, deve girar em torno de 115 cv — número ainda não confirmado pela Toyota.
Esse conjunto híbrido é diferente do usado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com motor 1.8 e potência combinada de 122 cv (a Toyota não divulga o torque desses modelos).
Yaris Cross promete ser um dos carros mais econômicos da categoria
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O Yaris Cross, portanto, deve manter a base dos atuais hatch e sedã, que também usam o motor 1.5 flex aspirado, mas com 110 cv e 14,9 kgfm com etanol, nas versões de entrada. E terá a opção híbrida flex na topo de linha, como ocorro com o Corolla Cross.
Com a chegada da versão híbrida, o desempenho deve se equiparar, com cerca de 115 cv. Todas as versões devem contar com câmbio automático do tipo CVT.
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SUV compacto
Em relação ao líder da categoria, o Volkswagen T-Cross, o Yaris Cross deve ser 10 cm mais comprido, 4 cm mais alto e 1 cm mais largo.
Ele ficará posicionado abaixo do Corolla Cross na linha da Toyota. O SUV médio tem 15 cm a mais de comprimento, 5 cm a mais de largura e a mesma altura do novo utilitário de entrada da marca.
O entre-eixos do Yaris Cross é de 2,62 m — 3 cm menor que o do T-Cross e 2 cm menor que o do Corolla Cross —, o que indica uma cabine mais compacta, com foco no espaço para bagagens.
No Chile, onde já é vendido, o porta-malas do Yaris Cross tem 471 litros (ou 466 litros na opção híbrida), contra 440 litros do Corolla Cross e 373 litros do T-Cross.
O bagageiro será uma das referências do segmento com 471 litros
Divulgação | Toyota
Entre os principais equipamentos do Yaris Cross chileno estão a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de seis airbags de série. A lista de equipamentos da variante brasileira ainda não foi divulgada.
Quanto vai custar?
No Chile, a versão mais acessível do Yaris Cross custa 17.590.000 pesos chilenos, com câmbio manual e motor 1.5 aspirado. Em conversão direta, sem impostos, o valor equivale a cerca de R$ 101 mil.
Contudo, pelo porte, é capaz que ele chegue com preços que girem em torno de R$ 150 mil a R$ 200 mil, como no caso dos principais rivais.
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Corolla Hybrid GLi: nova versão híbrida chega em setembro para ampliar a linha da Toyota
O Corolla ganhará, em 2025, mais um integrante em sua já extensa família. A Toyota confirmou o lançamento da versão Hybrid GLi, que será a opção híbrida mais acessível do sedã e chega ao mercado em setembro.
Atualmente, o modelo é oferecido em cinco versões, com uma diferença significativa de preço entre a intermediária (XEi) e a topo de linha (Altis Premium). Veja os valores atuais:
GLi: R$ 167.590;
XEi: R$ 168.890;
Altis Premium: R$ 196.590;
Altis Hybrid Premium: R$ 199.990;
GR-Sport: R$ 196.990.
A diferença entre a XEi e a Altis Premium é de R$ 27.700. Já em relação à Altis Hybrid Premium, o intervalo sobe para R$ 31.100. Para reduzir essa lacuna, a Toyota decidiu lançar uma versão híbrida flex mais acessível.
Toyota Corolla GLi terá opção híbrida flex
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Considerando que a diferença entre as versões Altis Premium a combustão e híbrida é de R$ 3.400 — com o mesmo nível de equipamentos —, estima-se que o Corolla Hybrid GLi custe entre R$ 170 mil e R$ 175 mil. O valor oficial ainda não foi divulgado.
Segundo José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil, a escolha por lançar a versão híbrida na configuração de entrada (GLi) e não na intermediária (XEi) se deve à demanda do varejo e, principalmente, ao interesse de frotistas. “É um carro mais acessível”, afirma.
Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, reforça: “A configuração GLi é muito importante por ser híbrida flex. Isso significa que o Corolla passa a ser híbrido em toda a sua gama. Queremos tornar a motorização híbrida dominante na Toyota”.
Apesar da coincidência com o anúncio do governo federal sobre a redução do IPI para veículos menos poluentes, a Toyota afirma que o lançamento já estava planejado há pelo menos 18 meses.
A marca também estuda ampliar a oferta de versões híbridas no SUV Corolla Cross. Atualmente, há uma diferença de mais de R$ 16 mil entre as versões XRE e XRX, ambas com motor 2.0 aspirado. A fabricante avalia a possibilidade de lançar uma versão híbrida flex mais acessível para o utilitário.
Fábrica de Sorocaba será ampliada
No primeiro semestre de 2025, a Toyota produziu mais de 99 mil veículos em suas unidades no Brasil — Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior de São Paulo. Desses, cerca de 89 mil foram comercializados até junho.
A previsão é de que a produção chegue a 207 mil unidades até o fim do ano, com 203 mil veículos vendidos no mesmo período.
Para 2026, a expectativa é ainda maior. A Toyota está ampliando a planta de Sorocaba, que substituirá a unidade de Indaiatuba, atualmente em processo de desativação. Com a expansão, a capacidade de produção anual da fábrica passará para 275 mil veículos — cerca de 70 mil a mais do que hoje.
A planta contará com duas linhas de produção: a atual, com capacidade para 175 mil unidades por ano, e uma nova, ainda em construção, que produzirá 100 mil veículos anualmente. Essa nova linha será responsável por dois modelos híbridos plenos: o Corolla sedã e um novo veículo que será anunciado em breve.
O investimento total na ampliação é de R$ 11,5 bilhões e resultará em dois novos produtos para o mercado brasileiro.
“A nova fábrica de Sorocaba tem o tamanho de 40 campos de futebol — são 400 mil metros quadrados, dos quais 160 mil são de área construída. Há 1.100 operários trabalhando nas obras, e ela estará em operação no segundo semestre de 2026”, afirma Evandro Maggio.